“somos felizes por ser uma pessoa e não por ter uma pessoa” (aplicando a quem terminou um
relacionamento) muitas vezes depositamos numa pessoa todas nossas forças e esperanças
acreditando que esta pode ser o nosso porto seguro, a nossa salvação no momento mais difícil e esquecemos que “esta pessoa” pode ser tão frágil como nós, quando descobrimos que o “tal” super-homem” ou mulher maravilha não se encaixa no roteiro que criamos em nosso imaginário vem uma decepção profunda ,aí tendemos a jogar tudo pra cima e generalizar nossas opiniões e conceitos. passamos a ver a vida de forma nostálgica e sem graça e tudo passa a não ter sentido ficamos absortos, como que flutuando em busca de uma faísca que traga um pouco de luz a nosso momento de escuridão.
Uma das palavras mais sábias que já ouviu em minha vida veio de uma canção do Pd. Fabio de melo: “A vida tem contrários”, que seria do Flamengo sem o Vasco, do Bahia sem o Vitória? É assim mesmo: uma hora alguém estará triste, noutra alegre! Há momento onde a escassez entra em nossa vida e há momentos onde a fartura insiste em nos abençoar, é como se fosse um equilíbrio de forças para que não venhamos sucumbir na pirâmide da prepotência ou no abismo das necessidades!
Agora acho que ficou menos difícil compreender as palavras semelhante, próximo, somos todos iguais, sofremos das mesmas angustias, carências, necessidades, crises existenciais, em maior ou menor grau! Depende muito de que forma isso é absorvido por cada um. Por essas e outras o simples fato de você existir, de poder compartilhar com o outro já é um grande motivo pra ser feliz, por ser pessoa e não por ter uma pessoa.